sexta-feira, 11 de abril de 2008

Deixando de Lado os Caroços


Sou só eu ou "jabuticaba" é um desperdício de sílabas? Quer dizer, não é uma palavra grande demais para uma fruta tão pequena? Só "jabu" não seria suficiente? Soa até mais como fruta inclusive. Pior que isso só mesmo os gnus, que são animais de porte grande com um nome ridículo desses. É como se ninguém mais tivesse paciência de nomeá-los, e com razão, depois da jabuticaba, parece que faltaram idéias para toda as áreas da natureza.

A laranja tem o nome de uma cor que nem é dela, por que as laranjas se chamam "laranjas"? Elas são verdes por fora e amarelas por dentro e não é nem como aqueles limões dos Estados Unidos que são diferentes dos daqui, as laranjas são assim em qualquer lugar do mundo e em outras línguas, o mesmo erro persiste. Me pergunto se antigamente laranja era o amarelo de hoje em dia, por isso as pessoas comiam laranjas sem saber que elas não eram laranjas, até que um dia alguém viu uma tangerina e o mundo quase entrou em colapso. A guerra da laranja durou anos entre os conservadores que deveriam manter a laranja como laranja e os revolucionários que diziam que a tangerina deveria receber tal título, já que ela, de fato era uma fruta laranja. No final os revolucionários foram dizimados e até hoje as pessoas não entendem o dilema por trás do nome da fruta.

É interessante ver como algumas frutas, simplesmente não obteram o sucesso como frutas. Como o cacau. Poucas pessoas já devem ter visto um cacau em foto. Ao vivo, quase nenhuma viva. Que já tenha comido? Não nesse século. Mas pergunte pra qualquer um que não seja eu quantos ovos de Páscoa ganhou e você, de repente, perceberá um pouco da injustiça. Mas a verdade é que o cacau merece, afinal, eu já provei e é uma fruta muito ruim, sorte dele que ele ainda teve a chance de fazer chocolate. Frutas como o kiwi nunca tiveram essa chance, eles só ficam lá fatiados e enfiados na beira do seu coquetel do lado da miniatura de guarda-chuva e volta para a cozinha no mesmo lugar que saiu e vai para o lixo sem mesmo ser saboreado.

Se você já teve a chance de subir numa árvore para comer fruta, deve ter percebido que é meio que uma aventura à parte. Quando criança, eu ia muito à fazenda da minha família e lá eu sempre subia numa goiabeira para comer as goiabas, mas metade da graça estava mesmo em escalar a porra da árvore. E eu acho que é por isso que eu nunca gostei de melancia ou abacaxi, essas frutas que nascem em plantações rasteiras, simplesmente não me atraem, parece que elas fazem parte de uma outra gangue, que não se mistura com as frutas de árvore, e você olha pra elas, grandes e sem graça, parecem umas criaturas tão preguiçosas que você esquece que frutas são saudáveis, parece mais o McDonalds do pomar, pela conveniência e isso nem as torna mais gostosas, ainda por cima, eu prefiro uma goiaba. Por outro lado, faz sentido que essas frutas maiores não fiquem penduradas em árvores, esperando para esmagar a cabeça de um transeunte desavisado. Mas aí você se recorda que as jacas ainda matam pessoas da mesma maneira e lembra que a natureza parece um daqueles garotos na aula de matemática que escrevem a conta certa, ficam nervosos, apagam e colocam uma errada no lugar. Isso sem falar nas mangas aqui em Belém, pois sim, Cidade das Mangueiras. Belíssimos túneis verdes em todas as avenidas. Sim, isso tudo é muito bonito, mas pergunte a qualquer motorista o que ele acha das mangueiras e a resposta vai sempre ser a mesma "Essas porras do inferno deveriam ser extintas, pois o meu pára-brisas não é de aço".

Ainda assim, comer frutas faz bem e mesmo sendo um hábito que eu não tenha, de vez em quando eu dou o braço a torcer e como algumas, mas eu gosto mesmo é de pensar nelas. É como se ninguém desse o valor merecido ao mundo delas, elas têm muito a dizer e eu não pude nem escrever metade. Mas se eu entrar no coco e no caju e toda aquela frescura dos pseudo-frutos, não vai haver espaço, mas só para terminar, não é como se eles fossem os emos das frutas? Pensem nisso.

2 comentários:

Saada disse...

os legumes vão ficar com ciumes.

Valéria disse...

Gostei muito, gostei demais. Porém kiwi é uma fruta muito saborosa, só nunca deve ser servido na salada de frutas.