sábado, 5 de abril de 2008

Não Fale Sozinho

Então eu me peguei conversando comigo mesmo, mais ou menos parecido com aquelas vezes em que o Homer fala com o cérebro dele.
- Haha, olha só quem vem vindo – ele disse.
Então eu mandei ele se foder e fui deitar.
Descobri que era chato conversar consigo mesmo. Principalmente porque:

1 – Você já sabe o que vai responder antes mesmo de perguntar.

2 – Se você falar algo inteligente, ninguém vai estar lá pra te ouvir e você vai ficar muito, muito bobo.

3 - E se alguém te pegar, você vai ter que dar explicações (lembrando que você acabou de brigar com você mesmo), e todos nós sabemos como é uma merda dar explicações quando se está aborrecido com alguém, principalmente se esse alguém é você mesmo. O que torna as coisas muito mais embaraçadoras se a pessoa que ouviu você conversando sozinho, perguntar quem o aborreceu, porque você aí sim parecerá louco ao dizer que na verdade quem te aborreceu foi nada mais, nada menos, do que você.

4 – Provavelmente, vai chegar uma hora que você vai ficar sem assunto, e é quando você cai na real e acorda pra vida.

Então você acorda com um pensamento novo na cabeça, nada como “Vou alimentar as criancinhas”, ainda não ficamos loucos. Aí você percebe que o mundo real está todo errado, e o primeiro passo para corrigir tanta burrice, é levantar da cama e começar pra valer. Mas são 8:00 da manhã, talvez mais tarde, depois do almoço, ok?
Aí você almoça e diz para si mesmo em voz alta, “É agora!”, a empregada, evangélica praticante, já esperava pelo pior e se tranca no quarto enquanto você obstinadamente, com um brilho no olhar, segue pela porta da frente sem fazer a mínima idéia do que você está planejando fazer quando chegar na calçada. E a calçada está se aproximando, a medida que você vai andando, a maldita da calçada está se aproximando.Então você chega na calçada. Você está parado que nem uma mula na calçada, com toda a coerência de um peixe em um arbusto, agora você decide pensar num modo de construir um mundo melhor, para seus filhos viverem melhor, assim como os filhos dos filhos deles. Aí você se pega falando consigo mesmo novamente e fode tudo.
Por pouco você quase desiste, mas ao invés disso, você faz algo melhor, algo grandioso, algo que nenhum homem, ou mulher jamais fez antes, na verdade você tem tanto orgulho da sua idéia que decide guardá-la pra si próprio, pra que na iminência do fim do mundo, você esteja lá, com a sua idéia brilhante enquanto as pessoas, pobrezinhas, estão queimando à sua volta gritando “Por que você guardou essa idéia para você? Você poderia ter salvo todos nós, Aaaaaaah” e afundam em um rio de lava.E o fim do mundo de fato chega. Mas você está lá, pra ter o mundo só pra você, e aí assim você vai ser feliz, mesmo que só você tenha sobrevivido. Você está feliz da vida. Mas alguém ficou puto. Ah sim, alguém está muito puto com você, afinal de contas você deveria estar morto, mas ao invés disso você está caminhando por aí como um corcel pelos campos áridos do maldito deserto do Arizona. E isso deixa Deus possesso, digamos que ele seja todo poderoso e poderia ter te matado naquele instante, ele poderia ter feito isso, mas não fez.
Ao invés de acabar com a sua vida naquele instante por ser tão mesquinho, Deus desce da sua nuvem e te chama pra um canto pra conversar, o que é muita idiotice já que ninguém mais estaria lá pra ouvir a conversa, uma vez que ele mesmo matou todo mundo. Enquanto você está pensando nisso, ele põe a mão no seu ombro e abre a boca para começar a conversa, você é claro, já esperando pelo pior:
- Puta que pariu! – Exclamou ele, agora olhando diretamente aos seus olhos. Você não percebe, mas no momento em que ele diz isso, um raio cai ao fundo.
- Eu planejo esse dia durante anos, séculos, milênios, e você vem e estraga tudo? Você se acha melhor do que eu? Você não é melhor do que eu! Embora tenha conseguido escapar do apocalipse de fato. Mas o caso é que isso não pode ficar assim, quer dizer, eu já tinha preparado tudo, raios, vulcões, pipoca, guaraná, terremotos, uma nuvem confortável. Isso deu trabalho, se você se importa. O que eu duvido muito, senão estaria morto que nem o resto das pessoas. Agora o que está realmente esgotando a minha paciência, é que eu não sei exatamente o que fazer com você!
Nesse momento, você percebe que nem tudo está perdido e que de repente Deus, aquele cara escrotão de que todo mundo falava, pode não querer nada de mais com você afinal. Você coça o nariz e decide continuar ouvindo-o falar até quando você achasse que era seguro, depois você pensaria no resto. E Deus continuou:
- Eu deveria castigá-lo, seu pequeno estraga prazeres, por ter arruinado o evento que eu levei mais tempo para organizar – Dizia ele olhando diretamente nos seus olhos, agora você quase o interrompe, mas ele é mais rápido e continua falando, então você se cala. Submisso – Por outro lado, você merece o seu crédito, quer dizer, você escapou do juízo final e isso não é pra qualquer um, ainda mais você que nunca foi nada de mais, vivia pendurado no colégio e tudo mais. Mas agora eu já pensei bastante e já sei como resolver a sua situação. Acontece que eu estava observando outras pessoas na hora em que você colocou seu plano em prática, portanto, se você me disser como conseguiu ter essa idéia, de uma forma convincente, eu deixo você viver e você vai reinar na nova Terra que eu começarei a construir amanhã. Mas se eu não gostar da sua explicação, eu vou puní-lo, como nunca puni alguém antes, entendeu? – Anunciou ele, todo cheio de si.
É claro que Deus sabia que você não era um dos maiores pensadores do universo e que a sua idéia de se esquivar do fim do mundo fora puro golpe de sorte, portanto, ele tinha feito aquilo justamente para fodê-lo, e veja só, ele conseguiu.Você começa a pensar em modos para explicar o que realmente aconteceu naquele dia na calçada, o que ocorreu na sua mente, mas faz tanto tempo, “Por que eu fui deixar para pensar na explicação só agora?”, você pensa. Deus está ficando impaciente, é melhor você dizer alguma coisa, mesmo que seja só pra enrolar:
- Muito bem, vamos lá – Você pensa, tenso.
- É o seguinte, certo dia eu acordei e...- Você tinha começado bem, mas Deus parece estar irritado e o interrompe ainda na introdução.
- Que se foda! – Gritou Deus – Ninguém pode saber que você conseguiu escapar de mim, seria um insulto para mim se chegasse ao ouvido dos meus amigos que um mortal me passou a perna. Você vai ser castigado e ponto final! – Ao terminar de cuspir as palavras, Deus fez um movimento com os braços e o chão se abriu bem abaixo de seus pés, as últimas coisas que você escuta antes de ficar muito distante da superfície para escutar algo, é Deus falando:
- Esses humanos, me matam de rir, não acredito que aquele trouxa pensou que eu ia mesmo deixar ele reinar na Terra. Hahaha, é melhor eu voltar lá pra cima.
Ao ouvir isso você pensa em gritar algum insulto, dos sujos, para Deus, mas você finalmente bate com as costas no chão antes de poder se vingar.Você fica desacordado por algumas horas, mas finalmente acorda.
O lugar aonde você caiu é muito parecido com uma caverna, na verdade é uma caverna, com paredes de pedra, estalactites, buracos nas paredes, pouca luz, enfim, uma caverna legítima. Você olha melhor e percebe que tem um túnel na sua frente, é a única coisa que atrai a sua atenção na caverna, levando em conta que o buraco que Deus tinha feito havia acabado de se fechar, portanto, você decide seguir pelo túnel. Andando pelo corredor de pedra, você começa a perceber que o clima está esquentando, de fato está ficando, como eles costumavam dizer lá na Terra “Quente pra caralho!”, porém você não tem alternativa a não ser continuar seguindo em frente, é claro que você já está se dando conta de que logo na frente é o inferno, aí você pára pra pensar:
- Se eu seguir em frente, provavelmente eu vou parar no inferno, e sofrer durante a eternidade, então eu devo voltar para a entrada da caverna e ficar por lá, é meio entediante, mas nada que eu não dê conta, afinal de contas, eu assistia aula de química três vezes por semana quando estava no segundo grau.– Você conclui, com astúcia.
Voltando pelo túnel, outro pensamento passa-lhe pela cabeça:
- O diabo é um cara esperto, talvez mais esperto que Deus, que nem conseguiu me matar. Provavelmente se eu ficar ali naquela sala de espera do inferno, ele vai mandar alguns diabinhos irem me buscar ou coisa do tipo. Com certeza ele já deve saber que eu estou por aqui, Deus deve ter avisado ou coisa do tipo, portanto, é melhor eu não adiar o inevitável e ir enfrentar o meu destino. Principalmente porque ficar esperando ali naquele lugar sem graça é terrível.
Mais uma vez você dá meia volta e segue para a outra direção. Você já está andando a mais ou menos uma hora e meia e já está fazendo quarenta e dois graus na caverna, quando você está quase desistindo, você vê, em meio às gotas de suor que não param de escorrer da sua testa, uma porta. Uma porta normal, de madeira, com uma daquelas maçanetas redondas, uma porta no fim do túnel de pedra. “Isso sim é estranho”, você fala para você mesmo em voz baixa. Então você abre a porta e se depara com um vale coberto de neve, nada mais que neve, algumas árvores secas e uma trilha que você supostamente deve seguir, mas o mais estranho, além da temperatura ter caído, é claro, e que você ainda não reparou, é que o vale não tem céu.
Você está andando pela trilha, agora faz muito frio e você pensa se isso é apenas mais uma gozação de Deus, então você olha para cima para ver se enxerga aquele sacana e finalmente se dá conta. Ao invés de um céu azul, cheio de nuvens e um Deus bobalhão rindo da sua cara, você vê a coisa mais estranha da sua vida, é uma espécie de infinito vermelho, não tem sol, não tem lua, não têm estrelas, não têm nuvens e com certeza, não tem nenhum Deus gozador também.
Você se pergunta como não tinha reparado nisso logo quando abriu a porta. Não chega a nenhuma conclusão e continua andando pela trilha. Assim como no túnel, quanto mais você anda, mais extrema a temperatura fica, você está tremendo e seus lábios já estão roxos, você pensa em voltar tudo de novo e se manter na entrada da caverna por todo o sempre, mas a curiosidade de saber o que existe no final da trilha não o permite fazer isso.
Você deu sorte na sua escolha, pois assim que andou mais um quilômetro, sua pequena, porém sofrida jornada, havia chegado a um fim. Naquela pequena área em que você se encontrava, a temperatura havia subido para uma medida normal e a neve não existia. Neste mesmo lugar você também poderia ver os seguintes objetos. Um sofá, em que você não hesitou em sentar, e logo após cinco minutos, deitar, e uma placa, na placa estava escrito aquilo que tanto o acalmou por dentro.

ESPERE AQUI

Dizia a placa em letras bem legíveis, passando uma mensagem bem clara ao seu leitor. Você é claro, decidiu esperar. Esperou uma hora, esperou duas horas, esperou três horas, você já estava ficando com raiva e o que dava mais raiva é que você podia ver que a trilha continuava após essa pequena área em que você se encontrava. Foi quando uma grande dúvida tomou o seu corpo.
Como dizia naquela canção do The Clash “Should I Stay Or Should I Go?”
Você decide ser obediente e fazer o que a placa diz. Mas passam-se várias horas e ninguém vem e quando você já está preparado para dar o fora dali. Você pode ver um vulto surgindo do outro lado da trilha. Sim, ele vem vindo, agora já está mais ou menos distinguível, é um homem, com certeza.
O homem já está bem próximo e você começa a reparar na sua fisionomia, você procura um par de chifres e um rabo pontudo no homem, mas ele não os possui, até aí tudo bem. Ele veste um macacão preto que cobre seu corpo inteiro, com exceção da cabeça, ele é bem branco e tem cabelos castanhos crespos, um bigode grosso e olhos penetrantes, que estão penetrando em você.
- Quem é você?! – Ele pergunta assustado.
Na verdade o homem parece mais assustado com a sua presença do que você com a dele. Você ignora a pergunta dele e pergunta a mesma coisa.
- Eu sou Pietr Panigalov, um cientista russo – Disse ele com uma certa autoridade – Eu passei a vida inteira procurando um modo de escapar do apocalipse, e veja só, quando finalmente consegui, Deus me sacaneia e me joga aqui.
- Quer dizer então que você não sabe de nada?! – Você pergunta perplexo. – Não sabe que lugar é esse? O que estamos fazendo aqui?! E por que diabos eu estou entendo tudo que você fala?
- Não sei de nada, amigo – Disse ele sentando-se no sofá. – Tudo que eu sei, é que eu vim daquela caverna quente e segui pela trilha até aqui.
Você pensa em dizer alguma coisa, mas evita mais confusão, afinal de contas o mundo acabou e você está no lugar mais estranho do que nem se pode dizer Terra, com um cientista russo que está tão perdido quanto você nesse peculiar vale nevado. Juntos vocês olham para o horizonte, pensando se não teria sido melhor morrer de uma vez ao invés de ficar nessa bobeira de querer viver pra sempre.
Enquanto isso, na sua nuvem, Deus joga sinuca sozinho em meio a um gole de uísque e outro, às vezes parava de jogar e ria sozinho, satisfeito com seu castigo, pega o telefone e começa a ligar para os seus amigos para contar sobre sua nova traquinagem.

Um comentário:

Saada disse...

eu sempre tento fingir que to cantando quando to falando sozinha na rua,mas as pessoas não caem mais nessa.mas tudo bem,não é como se eu cantasse bem mesmo.