terça-feira, 8 de abril de 2008

Eu Diria uns 8 anos


Tirei um 10 em filosofia na faculdade. Pois é, quem diria? Eu nem me lembro da última vez que isso aconteceu, nem de como era a sensação, mas é satisfatório. Entretanto, eu acho que nunca vou sentir o real sabor de uma nota máxima na minha vida. Nasci com um problema muito grave pra um estudante, a preguiça. Daquelas que não me permite estudar nem minutos antes da prova pra decorar uma fórmula de física, mas por algum motivo maior, nunca realmente fiquei fodido numa matéria, exceto uma vez que precisava de 10 em química e tirei 9,8. A professora foi generosa o suficiente pra me dar o resto. Mas a questão é que eu acho que roubou méritos.

Voltando ao ano passado, dia 1 de dezembro, véspera do meu aniversário e dia do resultado do vestibular da Unama. Passei. Alegria. Eu tava comemorando com o meu irmão quando meu amigo me liga dizendo que eu passei em segundo lugar no meu curso. Eu não acreditei. Eu não merecia. Eu deveria ter passado na porra da repescagem, no mínimo. Nunca estudei a vida inteira. Nunca, eu disse. E ainda assim, eu pareço me dar melhor do que essas pessoas que passam o dia inteiro de cara com os livros. Eu não sei o que se passa.

Não pretendo ser metido com esse post e, inclusive, sei que parece que eu estou faltando com a modéstia, mas às vezes eu me sinto um pouco envergonhado por receber umas certas congratulações por causa do meu vestibular e tudo mais. Eu não estudei! Eu não deixei de ir pra nenhum lugar com os meus amigos por causa do vestibular! Eu acho que o vestibular é um pouco superestimado, aliás. Grande parte dos vestibulandos se fodem mesmo por causa do nervosismo. Quem não sabe nada tem mais chances de se manter tranquilo e até acertar mais do que alguém que estudou a noite toda. Além do mais, ao longo dos anos, se aprende inúmeras técnicas de chute. Pode até ser idiota, mas funciona.

Acho que aproveitei o meu ano mais do que muita gente e talvez eu não devesse ter passado no vestibular pra esse história ter uma lição de moral no final. Não sei. Talvez eu ainda quebre a cara no futuro, pois enquanto isso continuar funcionando, eu não pretendo mudar. Aliás, não sei se é só comigo, mas um 10 parece ser mais satisfatório quando você está no colégio. Parece que é realmente algo grandioso, às vezes os pais dão presentes e tudo. Na faculdade não é nada de mais, é só um alívio, eu acho. Mas deve ser porque você conseguiu fazendo algo que você gosta, afinal a maioria das pessoas tem o direito de escolher seu curso. Portanto eu acho que é mais fácil para mim tirar um 10 em filosofia do que em química. Daí vem o orgulho. Ou não, vai saber. Não vou ficar questionando, se eu continuar assim, acho que tá de bom tamanho. Mas não vai. Provavelmente.

2 comentários:

Saada disse...

prefiro um 10 na faculdade e acho que os meus pais tambem,mas acho que é porque eu faco direito.tanto faz,ta tudo errado mesmo.pobres cdfs!

Saada disse...

ooooooooooooooooooi